Sobre a BCGene
Visão
Promover o acesso da população a melhores produtos de inovação em Saúde
Missão
Cumprir todas as etapas necessárias para licenciamento e produção de medicamentos e vacinas com base em BCG recombinante
Histórico
O laboratório de BCG recombinante no Instituto Butantan foi estabelecido em 1998 sob a direção de Luciana Leite, que voltava de um pós-doutorado no Institut Pasteur de Paris sob orientação da Brigitte Gicquel e Nathalie Winter; uma colaboração mantida até hoje.
Foi essencial a colaboração com o grupo de Siena na Itália, liderado por Rino Rappuoli e Mariagrazia Pizza (da Novartis/ atualmente na GSK), para a construção de novas linhagens de BCG recombinante. O grupo tem extensa experiência em modificações genéticas de toxinas bacterianas.
O Onco rBCG produz uma proteína geneticamente detoxificada pelo grupo de Siena, que modifica a resposta imune como um adjuvante. Esta linhagem de BCG recombinante mostrou atividade aumentada no tratamento de câncer de bexiga em animais experimentais. Este estudo contou com a colaboração do grupo dirigido por Miguel Srougi da Faculdade de Medicina da USP. Conheça a Onco rBCG >
Uma outra linhagem de BCG recombinante produzindo outra proteína com poder adjuvante também geneticamente detoxificada pelo grupo de Siena, demonstrou maior capacidade de proteção contra infecção por bactéria causadora de tuberculose que a BCG original em animais experimentais. Conheça a nova vacina contra tuberculose>
Estes projetos contaram com a colaboração de inúmeros grupos internacionais e do Brasil e com importantes apoios financeiros da FAPESP, CNPq e do BNDES, além da Fundação Butantan.
Então em 2012, a colaboração foi ampliada para incluir Diana Boraschi e Aldo Tagliabue, previamente do grupo de Siena, e ambos com extensa experiência em desenvolvimento de vacinas e imunologia.
Foi através desta colaboração que surgiu a ideia da criação da BCGene, uma “spin-off” do Butantan, visando impulsionar o desenvolvimento destes produtos extremamente promissores e agilizar ensaios clínicos necessários para seu registro e licenciamento.
Time
Luciana Leite
Fundadora
Pesquisadora com 30 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, especialmente com BCG recombinante, no Instituto Butantan. Foi Diretora do Centro de Biotecnologia e do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Instituto, além de Vice Diretora da Fundação Butantan. Foi membro do Steering Committee do Developing Countries Vaccine Manufacturers Network.
Tiago Meneghini
Sócio Administrador
Farmacêutico com experiência na indústria multinacional na área da Saúde, Siemens, e atuação na área de estratégia financeira, no Nubank.
Aldo Taglabue
Conselheiro
Imunologista com 45 anos de experiência em instituições públicas e privadas. Esteve envolvido em P&D para várias vacinas desenvolvidas em Siena, Itália, pela Sclavo / Novartis / GSK e fez parte da equipe que criou o Instituto Internacional de Vacinas em Seul, na Coréia do Sul. Grande experiência na gestão de consórcios e na coordenação de projetos financiados pela União Europeia
Diana Boraschi
Conselheira
Imunologista com 45 anos de experiência em P&D em ambientes acadêmicos e industriais em todo o mundo na área de imunidade inata, inflamação, adjuvantes vacinais e segurança imunológica.
Carmen Weingrill
Gerente de projetos
Bióloga com 20 anos de experiência na gestão de projetos em Ciência, Tecnologia e Saúde, na Faculdade de Medicina da USP, na FGV e no Instituto Butantan.